art déco

Aula inaugural da Arquitetura da UFSM debate patrimônio cultural em Santa Maria

Da redação

Foto: Renan Mattos (Diário)

Uma aula integrada vai abrir espaço, hoje, para o debate em torno da preservação do patrimônio histórico e cultural de Santa Maria. Voltada aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas aberta a toda a comunidade, a iniciativa traz à cidade o professor Paulo Edi Martins, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A aula inaugural integrada "Patrimônio Cultural, Arquitetônico, Histórico e Gestão Pública" tem início às 14h, no Salão Imembuí (segundo andar do prédio da Reitoria, campus sede, no Bairro Camobi). A temática central é a defesa do patrimônio cultural de Santa Maria, em favor da preservação da sua arquitetura, que resultou no tombamento provisório de 135 edificações em estilo art déco.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), juntamente com os seus programas de pós-graduação em Patrimônio Cultural e em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e o curso de Arquitetura e Urbanismo; e conta com o apoio dos programas de pós-graduação em Gestão de Organizações Públicas e em História, do Conselho Municipal de Política Cultural e do Coletivo em Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Maria.

UFSM quer reverter extinção de funções gratificadas

Para Martins, uma universidade trazer tal temática ao debate é extremamente importante. Segundo o professor, a função prioritária de uma universidade é a de promover o ensino, a pesquisa e as atividades de extensão, produzindo novos conhecimentos e aplicando-os às necessidades da sociedade.

Santa Maria conta com o segundo maior acervo contínuo do estilo art déco do mundo (atrás de Miami, nos Estados Unidos). As características dessa arquitetura são facilmente identificadas nas edificações da Avenida Rio Branco. Para o convidado da aula inaugural, essas construções remetem à história e à referência da cultura, que caracterizam a identidade de uma região.

Paulo Edi Martins defende que o patrimônio é a herança que se recebe dos antepassados e, também, o que deve ser construído para as gerações futuras. Para ele, os prédios art déco fazem parte da imagem da cidade, e conferem uma personalidade própria e peculiar do local.

Além da aula inaugural, está previsto um passeio, na manhã de hoje, junto ao conjunto arquitetônico da cidade.

SAIBA MAIS
O evento

  • O quê - Aula inaugural integrada "Patrimônio Cultural, Arquitetônico, Histórico e Gestão Pública"
  • Quando - Hoje, a partir das 14h
  • Onde - Salão Imembuí, prédio da Reitoria, campus da UFSM
  • Público - Alunos de Arquitetura e Urbanismo e de cursos de pós-graduação em paisagismo, gestão de organizações públicas e história; profissionais, professores e comunidade
  • Quanto - De graça

O patrimônio  

  • Santa Maria conta com o segundo maior acervo contínuo em via pública de edificações em art déco
  • Além da Avenida Rio Branco, estilo está presente em outros pontos da cidade

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prazo para se inscrever a bolsas do Prouni termina nesta sexta Anterior

Prazo para se inscrever a bolsas do Prouni termina nesta sexta

VÍDEO: galope, batataço, miçangaço: como os universitários se divertem em Santa Maria Próximo

VÍDEO: galope, batataço, miçangaço: como os universitários se divertem em Santa Maria

Educação