Foto: Renan Mattos (Diário)
Uma aula integrada vai abrir espaço, hoje, para o debate em torno da preservação do patrimônio histórico e cultural de Santa Maria. Voltada aos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas aberta a toda a comunidade, a iniciativa traz à cidade o professor Paulo Edi Martins, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A aula inaugural integrada "Patrimônio Cultural, Arquitetônico, Histórico e Gestão Pública" tem início às 14h, no Salão Imembuí (segundo andar do prédio da Reitoria, campus sede, no Bairro Camobi). A temática central é a defesa do patrimônio cultural de Santa Maria, em favor da preservação da sua arquitetura, que resultou no tombamento provisório de 135 edificações em estilo art déco.
A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), juntamente com os seus programas de pós-graduação em Patrimônio Cultural e em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e o curso de Arquitetura e Urbanismo; e conta com o apoio dos programas de pós-graduação em Gestão de Organizações Públicas e em História, do Conselho Municipal de Política Cultural e do Coletivo em Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Maria.
UFSM quer reverter extinção de funções gratificadas
Para Martins, uma universidade trazer tal temática ao debate é extremamente importante. Segundo o professor, a função prioritária de uma universidade é a de promover o ensino, a pesquisa e as atividades de extensão, produzindo novos conhecimentos e aplicando-os às necessidades da sociedade.
Santa Maria conta com o segundo maior acervo contínuo do estilo art déco do mundo (atrás de Miami, nos Estados Unidos). As características dessa arquitetura são facilmente identificadas nas edificações da Avenida Rio Branco. Para o convidado da aula inaugural, essas construções remetem à história e à referência da cultura, que caracterizam a identidade de uma região.
Paulo Edi Martins defende que o patrimônio é a herança que se recebe dos antepassados e, também, o que deve ser construído para as gerações futuras. Para ele, os prédios art déco fazem parte da imagem da cidade, e conferem uma personalidade própria e peculiar do local.
Além da aula inaugural, está previsto um passeio, na manhã de hoje, junto ao conjunto arquitetônico da cidade.
SAIBA MAIS
O evento
- O quê - Aula inaugural integrada "Patrimônio Cultural, Arquitetônico, Histórico e Gestão Pública"
- Quando - Hoje, a partir das 14h
- Onde - Salão Imembuí, prédio da Reitoria, campus da UFSM
- Público - Alunos de Arquitetura e Urbanismo e de cursos de pós-graduação em paisagismo, gestão de organizações públicas e história; profissionais, professores e comunidade
- Quanto - De graça
O patrimônio
- Santa Maria conta com o segundo maior acervo contínuo em via pública de edificações em art déco
- Além da Avenida Rio Branco, estilo está presente em outros pontos da cidade